Respondendo a questão proposta, “Sertralina emagrece?”. Sertralina não emagrece! O cloridrato de sertralina, ou sertralina como é popularmente conhecido é um antidepressivo, e a sua indicação como remédio para emagrecer não conta com nenhuma base científica, sendo o seu uso indicado no tratamento de pacientes com depressão severa, transtorno do stress pós-traumático, transtorno associado a TPM, transtorno obsessivo compulsivo, fobia social, distimia (depressão moderada e crônica), transtorno do pânico, entre outras patologias desta ordem.
A sertralina é comercializada no Brasil com o nome de Zoloft, Assert, Sercerin, Novativ, Tolrest, Serenata, Sertralin e Dieloft tpm, e em todas essas formas, não há nenhuma indicação dos fabricantes quanto ao seu uso para o emagrecimento, e a droga possui contraindicações como náuseas, falhas na ejaculação, diarreia, boca seca, sonolência, vertigens, tremores, diminuição da libido e em alguns casos pode haver a ocorrência de tentativa de suicídio associada ao uso da sertralina.
Em estudos com doses múltiplas de Sertralina, para depressão, as reações adversas que ocorreram com frequência significativamente maior em relação ao placebo foram:
- − Sistema Nervoso Autônomo: boca seca e aumento da sudorese.
- − Sistema Nervoso Central e Periférico: tontura e tremor.
- − Gastrintestinal: diarreia/fezes amolecidas, dispepsia e náusea.
- − Psiquiátrico: anorexia, insônia e sonolência.
- − Reprodutivo: disfunção sexual (principalmente retardo na ejaculação).
O perfil de efeito adverso normalmente observado em estudos duplo-cego, placebo-controlado em pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Transtorno do Pânico, Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) e Fobia Social foi semelhante ao observado em experiências clínicas em pacientes com depressão.
Blogger Comment
Facebook Comment